Saiba quais serão as Tendências no Design em 2014

Saiba o que está em alta no design esse ano, as tendências visuais mais populares conforme a Shutterstock.

Shutterstock publicou seu terceiro infográfico de tendências globais de design. Nesta edição de 2014, foram utilizados dados de mais de 350 milhões de downloads de imagens para revelar as tendências visuais mais populares e emergentes em todo o mundo.

testeira_infografico_tendencias_design_2014

Levantamento da empresa revela que padrão geométrico é tendência no Brasil e que a Copa do Mundo trará novas oportunidades para imagens temáticas.

Estudos e pesquisas são sempre bem-vindos para entender melhor o nosso mundo – corporativo ou não – a nossa volta. E para nós, aficionados pelo trabalho resultado de uma boa formatação e design, não seria diferente em também enxergar conteúdo de maneira fácil e intuitiva através dos infográficos.

A Shutterstock, Inc., líder global no fornecimento de imagens digitais comerciais, publicou seu terceiro infográfico de tendências globais de design. Nesta edição de 2014, a Shutterstock utilizou dados de mais de 350 milhões de downloads de imagens para revelar as tendências visuais mais populares e emergentes em todo o mundo. Como líder em volume de downloads de imagens de estoque, a Shutterstock licencia três imagens por segundo de uma coleção de mais de 30 milhões de fotos, ilustrações, vetores e vídeos para empresas e comunicadores visuais.

Algumas das tendências descritas no infográfico incluem:

• Não existem dois países com tendências em comum. No Brasil, os padrões geométricos estão em alta. Já na China, vemos a influência das cores pastel, enquanto na Holanda texturas vibrantes são regra; paralelamente, temas originais continuam a surgir ao redor do mundo;

• Flat design minimalista veio para substituir de vez o skeuomorphism, estilo no qual o objeto virtual adquire a aparência, função e estrutura de um objeto real. Plano e funcional, o flat design é uma tendência ligada ao visual de softwares e aplicativos para celular. O download de elementos seguindo esta linha de design teve um aumento de 200% em relação ao ano anterior;

• O “estilo Instagram” foi o principal tema das imagens do ano. Com a popularidade das câmeras retrô e aplicativos móveis, a procura por imagens que usam filtro teve um aumento de 661% em 2013, sem sinais de queda;

• Os termos de pesquisa com maior crescimento incluem “Gatsby”, “impressão 3D” e “BYOD” (“traga seu próprio dispositivo”), com aumento de 625%, 583% e 407%, respectivamente;

• Vídeo é um meio visual cada vez mais popular entre os storytellers; e o acesso a novas tecnologias de captura de imagens, como 4K, está crescendo. Os temas mais populares foram educação, renderização 3D, transporte e paisagens urbanas;

Segundo o VP de Conteúdo da Shutterstock, Scott Braut, a crescente demanda por imagens tem levado a novos e inovadores tipos de conteúdo. “Nossos dados revelam como fotógrafos, ilustradores, designers e cinegrafistas estão influenciando as tendências de design em uma escala local e global”, ressalta o executivo.

“Empresas e storytellers estão usando imagens para se comunicar das mais diversas maneiras e a partir de mais canais do que nunca. De padrões geométricos no Brasil a clássicos desconstruídos na França, a Shutterstock tem notado muito mais diversidade nas tendências visuais do que antes.”, acrescentou o VP Global de Comunicações, Meagan Kirkpatrick.

infografico_tendencias_design_2014

Este Artigo foi postado originalmente pelo Blog des1gnon.com e tomei a liberdade de divulga-lo aqui uma vez que o assunto está relacionado com a área de Design. Agradecimentos a Editora-Chefe do Blog,  Agata Yamashiro.

Espero que tenha gostado e aguarde as próximas novidades.

Marco Skita
Marco Skita
Web Designer e fundador deste Blog, formado pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo - SP, no curso de DESIGN DIGITAL. A mais de 15 anos me especializei em Website Corporativo atuando em várias frentes de trabalho em conjunto, Mídia Digital, Impressos e Marketing , trilhei o caminho da CRIAÇÃO e num segundo momento PRODUÇÃO e PROGRAMAÇÃO e também Assessoria para Mídia Social e Otimização de Site (SEO).